"A alma humana é crística por sua natureza". Tertuliano

sábado, 16 de abril de 2011

Habemus Papam (por enquanto?)



Hoje é aniversário de 84 anos do papa Bento XVI. À medida que a idade avança, por se tratar do papa, fica a questão de quanto tempo resta para o seu papado. Eu não desejo que alguém morra, nem o papa. A questão em relação aos papas é outra. Sabemos que o tempo de papado é determinado pelo seu tempo de vida. E daí?

É que lembrei-me da profecia de São Malaquias. Para quem não sabe São Malaquias, batizado Maelmhaedhoc O'Morgan, foi um padre irlandês que nasceu em 1094. Após sua ordenação começou a ter visões. E estas visões apresentavam a sequência de papas até, provavelmente, o fim da Igreja Católica ou do Vaticano. Digo provavelmente porque a lista de papas tem um fim. Presume-se, então, que seria também o fim do Igreja.

As visões recebidas lhe causavam muita angústia. Sobre elas escrevia sátiras ou lemas para descrever cada papado. Foi então que em 1140 passou seu escritos para o Papa Inocêncio II que, a princípio resistiu às profecias, aceitou depois de uma advertência, através também de uma visão, de Deus.

São 112 lemas (desde Celestino II até hoje) relacionados a papas e, segundo São Malaquias, estaríamos no 111° lema papal com Bento XVI. Ou seja, Bento XVI é o penúltimo papa.

A relação dos lemas com os papas é muito interessante e há de fato correlação. Tanto que o Vaticano leva isto a sério (vide abaixo a respeito do conclave de Bento XVI). A lista também é bastante extensa e vale a pena verificar. No entanto vou descrever apenas o lema dos últimos três papas, e do que seria o 112°, e sua relação com os papas.


109° DE MEDIETATE LUNAE (Da metade da Lua)

João Paulo I - Albini Luciani (1978)


Significado do nome Albini Luciani é "Luz Branca". João Paulo I nasceu em Forno de Canalin, na diocese de Belluno, e Luno, em latim, é Lua. Em vários momentos muito importantes da sua vida (nascimento, ordenação, eleição como bispo de Veneza etc...) a lua estava em quarto crescente.

Todos os cardeais que participavam do conclave na sua eleição para papa não tinham nada que os relacionassem ao lema.

110° DE LABORE SOLIS (O Trabalho do Sol)

João Paulo II - Karol Josef Wojtyla (1978-2005)


Wojtyla era polonês assim como Copérnico que descreveu o movimento do Sol. Foi um dos únicos papas que trabalharam fisicamente. Considerado um dos papas que mais trabalhou foi, com certeza, o que mais viajou. Assim extendeu o contato do Vaticano com o mundo.

111° GLORIA OLIVAE (Glória da Oliveira)

Bento XVI - Joseph Alois Ratzinger (2005- ?)


Diz-se que durante o último conclave (reunião para escolha do papa) os cardeais evitaram escolher alguém que tivesse alguma relação com o lema de "Glória da Oliveira". Ratzinger, aparentemente, não tinha nenhuma relação por ser de origem alemã, ou seja, na Alemanha não se produz oliveiras. No entanto, quando Ratzinger escolheu seu nome de papa fez aí então a relação com o lema. Bento viria de Beneditinos. O símbolo dos beneditinos é uma oliveira (vide gravura acima logo abaixo da foto de Bento XVI). Aliás, São Malaquias era monge beneditino. Ainda, segundo este santo, a ordem dos beneditinos seria importante nos "finais dos tempos" porque a Igreja passaria por difíceis acusações e processo de destruição. Alguma relação com padres pedófilos e 2012? E enfim:

112° PETRUS ROMANUS (Pedro, o romano)

???


Este seria o último papa. Ele apaziguaria as ovelhas da igreja católica mas também assistiria à destruição da cidade das sete colinas: Roma. Seria também o momento do "fim dos tempos", ou seja, o fim da era de peixes e início da era de Aquários. Quem seria? Seria alguém chamado Pedro? Seria alguém de Roma?


O interessante, ou terrível para muitos, é a convergêngia das profecias de São Malaquias com outras profecias sobre 2012 e os acontecimentos vindouros do fim da era de Peixes. As profecias de São Malaquias não se referem apenas aos papas. O santo previra sua própria morte, com data e horário, e acertou. Mas são as profecias dos lemas papais as que mais intrigam por que dão conta do fim da Igreja Católica baseada no poder do Vaticano.

De qualquer maneira fica a expectativa se as profecias dos lemas papais continuarão a se concretizar com o próximo, e, quem sabe o último, papa.








2 comentários:

  1. Gostei muito do blog!!!
    A partir dele, consegui enxergar um "outro", um "mesmo"...
    Vou te seguindo daqui.
    Beijos

    ResponderExcluir