"A alma humana é crística por sua natureza". Tertuliano

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Derrame de Percepção e Espiritualidade





Em 9 de dezembro de 1996, a neuroanatomista norte-americana Jill Bolte Taylor tinha 37 anos e foi para a cama com uma preocupação: como abastecer o banco de cérebros da Universidade Harvard, onde trabalhava, com órgãos recém-retirados de vítimas de doenças mentais. Na manhã seguinte, seu mundo racional começou a se desintegrar.
Um coágulo no hemisfério esquerdo (ligado à razão) do seu cérebro provocou um derrame. Assim, ela teve de contar apenas com o hemisfério direito (associado ao pensamento simbólico e à criatividade) em um processo de recuperação que partiu da estaca zero. Quando a mãe da cientista — uma ex-professora de matemática — tentou ensinar o que era 1 + 1, ouviu como resposta: “O que é 1?”.





Meu pai sofreu um derrame em 2009 do qual veio falecer das suas complicações 5 meses mais tarde. O lado direito do corpo ficou paralisado, ou seja, o hemisfério esquerdo do cérebro foi o afetado. A linguagem ficou também comprometida, ele, no máximo, balbuciava. A família próxima sentiu que ele pudesse ter tido experiências místicas. Pelo menos essa a impressão que tivemos na época. Não sabemos. Ele não tinha como comunicar. Ele era uma pessoa muito religiosa o que provavelmente deixava seus canais de percepção espiritual abertos para tais experiências. A noção mais clara para mim era de um espírito preso a um corpo que ele não mais comandava. Foi doloroso para todos, mas também foi um aprendizado.

PS : Jill Taylor escreveu um livro intitulado "A cientista que curou seu próprio cérebro" (foto no início do post) onde ela narra detalhadamente sua experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário